Para começar o ano muito bem, resolvi, como sempre faço, ler um livro. O escolhido foi Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em verso e prosa), de Herbert de Jesus Santos. Trata-se de um livro que já veio ao mundo premiado. Com ele, o autor conquistou o primeiro lugar no XXXI Concurso Cidade de São Luís, na categoria de jornalismo (Prêmio Bandeira Tribuzi, 2007). É um trabalho de investigação e de emoção que serve tanto para os inciantes quanto para os iniciados na vida e na obra do intelectual maranhense Bernardo Coelho de Almeida.
Com palavras simples, o autor do livro, o experiente jornalista e prosador Herbert de Jesus Santos, reconstitui algumas passagens da trajetória do cronista que carregou São Luís no coração e que a traduziu em várias passagens de uma obra que deixou saudade.
O trabalho em si já seria suficiente para o leitor ter uma ideia da dicção literária de Bernardo Coelho de Almeida, mas o autor do livro foi um pouco mais adiante e incluiu no volume alguns artigos do escritor homenageado - uma escolha criteriosa e que mostra bem o estilo vivaz e vibrante de BCA - e também textos e fragmentos de Arlete Nogueira, Nauro Machado, João Mohana, Alberico Carneiro e Josué montello, dentre outros, que atestaram as qualidades humanas e intelectuais de um homem que se preocupou não só com seu estilo de escrita, mas também com o respeito por seus contemporâneos.
Outro ponto alto do livro são as suas ilustrações. Rico em imagens, o trabalho se torna leve para os leitores e faz com que recordemos alguns momentos da vida cultural de nossa capital.
Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em verso e prosa), é um livro para ser lido sem pressa e com a convicção de que estamos em contato com diversos grandes nomes de nossas letras. Um excelente modo de começar um novo ano!
Preciso ler esse livro. Parece interessante. (Sandra Marques)
ResponderExcluirEsse livro deve ser muito interessante, sou sobrinha de 2° grau de Bernardo Coelho de Almeida,meu pai é o sobrinho de 1° grau (João Almeida) estou me formando em Letras e quero consguir ler os livros mais importasntes do tio. Com certeza vou atrás deste livro!!
ResponderExcluirMônica Valéria C. Portela moro no cohatrac.
Realmente é um bom livro, Mônica. Obrigado pelo comentário.
ResponderExcluir