NOSSOS EVENTOS LITERÁRIOS
José Neres
Embora nem sempre recebam a divulgação adequada e merecida, no Maranhão há diversos eventos de cunho literário que movimentam o cenário cultural do Estado. A seguir, há uma relação de alguns deles e suas características básicas.
Festival Geia de Literatura – Na última semana de agosto, as pessoas interessadas no mundo das letras têm um encontro marcado com livros, palestras e diversos tipos de manifestações artísticas na cidade de São José de Ribamar. O Festival é uma iniciativa do Instituto Geia, capitaneado pelo seu presidente Jorge Murad, e tem como objetivo maior divulgar os valores culturais maranhenses para as novas gerações e para todos os interessados em literatura. Durante três dias, crianças e adultos convivem com o mágico mundo das letras e com um universo todo voltado para as palavras escritas.
Feira do Livro de São Luís – Quase no final do ano, a população ludovicense tem a oportunidade de visitar a Feira do Livro, que, em 2010, chega a sua quarta edição. Além de favorecer um contato direto com autores e obras de diversos gêneros, a Feira é também uma oportunidade de o grande público entrar em contato direto com escritores renomados como Ariano Suassuna, Afonso Romano de Sant’Anna, Marina Colasanti, Moacyr Scliar e Antônio Carlos Secchin, só para citar alguns dos convidados das edições anteriores. Todos os anos, o evento homenageia um escritor que tenha contribuído para a solidificação das letras maranhenses no âmbito nacional. Depois de Josué Montello, Arthur Azevedo e Ferreira Gullar, na quarta edição, o patrono do evento será o jornalista e romancista José Louzeiro.
Café Literário – É um projeto da Secretaria de Estado da Cultura levado adiante pelos esforços da professora, escritora e acadêmica Ceres Costa Fernandes. A ideia central é reunir autores maranhenses que discutem sua obra ou outro assunto relacionado às letras. Na primeira edição houve a presença dos escritores José Ewerton Neto e José Neres, que explanaram a respeito de suas obras e sobre a importância da leitura. No segundo encontro, os escritores Lourival Serejo e Mundinha Araújo, que falaram sobre a obra de Aluísio Azevedo
Salimp – O Salão do Livro de Imperatriz é um evento que já está solidificado no calendário literário maranhense. Uma vez por ano, a cidade recebe milhares de pessoas em busca de livros, palestras e outras atividades literárias. Estudantes, professores, escritores e o público em geral têm a sua disposição milhares de obras e a oportunidade de encontrar-se com personalidades do mundo das letras que vêm de outros recantos do país para prestigiarem ou palestrarem na cidade maranhense.
Manhã Literária – A cada semestre uma universidade particular de São Luís promove um evento chamado Manhã Literária. Sob o comando da professora Marineis Merçon, os alunos de Direito e de outros cursos reúnem-se para discutir uma obra literária e seu autor. Para enriquecer a discussão, a instituição convida alguns especialistas na área de literatura, que participam de uma mesa-redonda sobre o livro em foco. Após as palestras, o público é brindado com duas encenações teatrais baseadas na obra lida, com a participação dos alunos envolvidos no projeto.
Encontros de Estudantes – Embora o objetivo maior dos encontros de estudantes de Letras não essa esse, eles servem também para promover a produção literária local. Durante os eventos, os organizadores sempre convidam alguns escritores, seja para lançamento de livros, seja para palestras ou mesmo discussão das obras dos autores convidados.
Em cada uma dessas festas literárias, o público, a cidade e a própria literatura saem renovados, na certeza de que o mundo das letras é um universo mágico e sem fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário