quinta-feira, 21 de abril de 2011

NA PONTA DA LÍNGUA


Disponibilizamos para quem gostar dos estudos sobre os falares maranhenses, nosso pequeno trabalho sobre o vocabulário maranhense. Sabemos que ele ainda está incompleto e pode ser ampliado com novos termos, mesmo assim é sempre um início.


clique AQUI para ler ou baixar o trabalho

3 comentários:

  1. Uma excelente obra para todos que pretendem conhecer e entender melhor o maranhense.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom livro professor. As expressões são bastante populares, que só os maranhenses da gema conhecem. Porém, devo chamar a atenção para a grafia das entradas do que penso ser um glossário, dada a simplicidade das entradas do repertório lexical: elas estão bastante simples, creio que elas poderiam estar mais ricamente amparadas quando forem indicadas as funções gramaticais de cada entrada, conforme já é amplamente aceito na Lexicografia moderna.Um outro fator que sinto falta em sua obra é a fonte de onde o senhor tirou tantas informações. A falta desse fator em sua pesquisa lexicológica poderá por em cheque a origem dos dados, visto que algumas expressões poderão ser encontradas em outros estados brasileiros do Nordeste, como arregaçar, catar coquinhos e diamba (essa, amplamente utilizada na África lusófona). Como maranhense, sinto falta de trabalhos mais cientificamente amparados no que dizem respeito ao léxico do português falado no Maranhão. Um bom exemplo de trabalho feito no Estado, é o dos pesquisadores da UFMA, do curso de Letras, pesquisadores do Projeto ALiMA, os livros parecem ter uma metodologia cientificamente embasada na lexicografia. Um abraço, a iniciativa é muito boa, e como se espera de uma pesquisa que tenha o léxico em questão, seu trabalho traz o que há de mais lindo em nossa língua: as peculiaridade de nosso povo. Parabéns, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Caro Luis Henrique, obrigado pelo comentário.
    Suas inquietações foram as mesmas nossas durante a elaboração do trabalho.Mas tomamos a decisão de não fazer nada de cunho científico, apenas de recolhermos os vocábulos e publicá-las, conforme está no texto introdutório.
    Um abraço e nosso muito obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir