quinta-feira, 5 de março de 2009

MULHER MODERNA DESEJA



Minha homenagem a todas as mulheres




MULHER MODERNA DESEJA...


José Neres


Neste mês de março, quando se comemora uma data especialmente dedicada à Mulher – talvez uma forma de esconder os séculos e mais séculos de opressão, de desrespeito e de preconceito para com o sexo feminino – ela, a Mulher, sem deixar de cuidar da família, sem descuidar da aparência nem do intelecto, e sem abdicar de sua sensibilidade e de sua atenção aos mínimos detalhes do mundo que a circunda, pode finalmente expor seus anseios e desejos.
Desse modo, a mulher moderna deseja:
1. Um companheiro de mãos firmes e fortes, que faça uso de sua força não para torturas e espancamentos, mas sim para ajudar nas tarefas do lar e, nos momentos mais íntimos, transformar a força em suaves carícias.

2. Pernas fortes e delineadas, não para mera satisfação visual dos homens, mas como forma de sustentar-se nas longas jornadas de mãe, esposa e profissional, que muitas vezes exigem horas e mais horas de árduo trabalho, de luta incessante por um futuro melhor.
3. Uma educação de qualidade, que sirva como passaporte para a independência intelectual, profissional e financeira, para não precisar depender do dinheiro do companheiro que, em muitos casos, só aparece à custa de muita humilhação.

4. Amigos e amigas sinceros que saibam ouvir queixas, consolar em momentos de tristeza, oferecer o ombro e enxugar lágrimas, mas que também saibam sorrir, dar uma amistosa bronca quando necessário e dizer verdades que só podem ser ditas a quem se ama.
5. Sucesso profissional, não como boba competição com os homens, mas como afirmação de que competência não distingue raça, credo, idade, nem sexo.

6. Felicidade. Mas não a felicidade egoísta que visa apenas ao bem próprio, mas que fica alheia ao bem comum. A Mulher moderna sabe que a felicidade não é totalmente aproveitada se o que impera é a certeza de que todos a seu redor sofrem.

7. Harmonia familiar, pois os problemas familiares são grandes entraves na busca de uma vida tranquila e feliz. Nenhuma mulher se sentirá totalmente feliz sabendo que seus entres queridos sofrem ou que não estão bem.
8. Fim da violência em todos os níveis. Há a consciência de que as guerras, os conflitos urbanos e as inúmeras torturas domésticas são cânceres sociais que corroem a vida de todos e só trazem dores e sofrimentos a todos, homens e mulheres, indistintamente.

9. Um futuro melhor e mais digno. Todos sabem que os momentos são efêmeros e que a alegria de hoje pode ser a lágrima de amanhã, por isso a Mulher consciente de sua condição de cidadã do mundo pensa também no uso responsável do meio ambiente, na preservação dos espaços comuns e planeja um mundo cada vez melhor. Hoje somos nós que ocupamos este espaço, amanhã ele será de nossos filhos. E todos querem o melhor para sua prole, hoje e sempre.

Mas, acima de tudo, nessa nova era, a Mulher moderna não só deseja, como também exige de toda a sociedade algo primordial: respeito. Respeito em todos os sentidos e de todos os modos, pois, sem o mínimo de respeito não vale a pena sacrificar-se tanto pelo bem de toda a humanidade.

2 comentários: