sábado, 10 de julho de 2010

MÚSICA



Ouvindo Clayber Rocha


José Neres


Confesso o que é evidente. Sou um completo analfabeto no que diz respeito à prática musical. Não sei tocar um instrumento. Minha voz é desafinada e evito até mesmo bater palmas em aniversários de crianças com medo de que meu descompasso rítmico atrapalhe a evolução das palmas alheias. Mas ser analfabeto musical não é sinônimo de ter surdez melódica. Pelo contrário. Considero-me até bastante exigente com o que ouço. Não faço de meus pobres ouvidos um repositório de lixo mercadológico disfarçado de música.
            Assim, com a um analfabeto das letras não lhe pode ser negado o direito de opinar sobre a beleza de um poema, de uma narrativa ou mesmo de comentar sobre o enredo de uma peça teatral, reservo-me o direito de apreciar a magnífica  voz de um Emílio Santiago, o tom altissonante de uma Mercedes Sosa, a potência vocação de um Tim Maia, a magistral rouquidão de um Louis Armstrong, a simplicidade melódica de um Paulo Diniz, a energia de uma Alcione ou a sonora percussão de um Papete ou de um Hermeto Paschoal.
            Também não posso deixar de admirar a capacidade musical de Clayber Rocha, esse jovem músico que dedilha o violão com a alma e que tira das cordas todos os ritmos possíveis e imagináveis. Não se trata, porém, apenas de uma pessoa com técnica e inspiração, Clayber também possui a capacidade de reunir em um mesmo CD um repertório de primeira linha e de intenso bom gosto.
            Em sua nova obra, Clayber Rocha não se contenta em tocar e também solta a voz, cantando em francês, português, espanhol e inglês, o que ocorre apenas esporadicamente nos outros álbuns lançados anteriormente. Mas ele não deixa de lado sua marca mais conhecida: o talento com o violão. Às vezes, passa a impressão de que há dezenas de outros instrumentos compondo o cenário musical composto pelo intérprete, mas, para quem tem talento, uma voz e um violão tomam a dimensão de uma verdadeira orquestra.
            Neste momento, escrevo ouvindo a interpretação de “Love me tender”, música que foi imortalizada na voz de Elvis Presley e que ganha um toque especial com o artista maranhense. Volto um pouco e me impressiono a virtuosa artística demonstrada em Carinhoso. Finalizo com as empolgantes notas de Yo Camelo, de Adriah Esteves, uma canção que faz bem a qualquer ouvido.
            Como disse antes, sou um analfabeto musical, mas não sou surdo e gosto do que tem qualidade. Talvez o único defeito do CD seja que ele tenha uma curta duração e que na hora que começa a empolgar, acaba. Mas vale a pena.

   Contato com o músico: clayberrochaok@hotmail.com
Músicas do CD

1.      Je L’aime à Mourir
2.      Carinhoso
3.      Corcovado
4.      Pequena bailarina
5.      Love me tender
6.      Introduction / Asturias
7.      Aquarela do Brasil
8.      Ponteio
9.      Yo Camelo
10.  Mediterranean Sundace


6 comentários:

  1. me adiciona meu amigo e muito obrigado pelas suas palavras adriah.esteves@ig.com.br o cantor e compositor de yo camelo abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de deixar aqui a minha imensa admiração por esse monstruoso músico maranhense, embora pouco reconhecido, um dos maiores violonistas que nosso brasil conhece...Parabéns Clayber Rocha!!!
    De seu AMIGO Fernando!Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tenho por esse grande violonista a mais profunda admiração. Somos amigos de muitas estradas, pq nós gostamos de musicas barulhennnnnnnntas. Somos juvens.kkkkkkk

    Ass: CLEDSON SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Esse cara é de mais,tive a oportunidade de ouvi-lo tocar e pude admirar a sua evolução musical.É um MONSTRO no violão.Sou um fã seu te assisto smpre!Um abraço! Ass:jorge

    ResponderExcluir
  5. Tenho muito a comentar sobre esse cara,principalmente pela sua composição "pequena bailarina" que esta em seu cd.É maravilhosa ouvi-la,tem uma suavidade e inocência fantastica.Valeu clayber você é o cara do violão!abraços Ass:neoli

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o comentario sobre sua composição "pequena bailarina" devias esta muito inspirado e te pergunto sobre a letra,ta escondendo o jogo? Deve ser maravilhosa em sua plenitude.Mostra pra nós estamos esperando OK! ass: paulo de melo

    ResponderExcluir