domingo, 4 de janeiro de 2015

NOVAS LUZES SOBRE A VIDA E A OBRA DE MARIANA LUZ

NOVAS LUZES SOBRE  MARIANA

José Neres

            Entrei em contato pela primeira vez com os versos de Mariana Luz por indicação do poeta Theotônio Fonseca, que me forneceu uma cópia xerografada do livro Murmúrios. Li os poemas e muito me impressionei com a dicção poética daquela escritora pouco lembrada em nossas letras. Baseado na leitura do livro, escrevi o artigo Os Murmúrios de Mariana, publicado no jornal O Estado do Maranhão em março de 2007.
Capa do livro de Jucey Santana
            Ri e reli o livro diversas vezes, mas raríssimas vezes tive o prazer de ler ou ouvir o nome dessa escritora em artigos, cursos ou palestras. Percebi que muitas pessoas, mesmo algumas diretamente envolvidas com a Literatura, desconheciam a existência daquela itapecuruense que brincava com as palavras de forma bastante lírica e competente. Parecia que a segunda mulher a ingressar na Academia Maranhense de Letras estava fadada ao esquecimento e que sua obra dialogaria para sempre apenas com o silêncio e com a indiferença.
            Foi então com um misto de alegria e surpresa que adquiri o livro Mariana Luz: Vida e Obra e Coisas de Itapecuru-Mirim, de autoria de Jucey Santos de Santana, bacharela em Direito, pesquisadora e membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, e confessamente admiradora da obra de Mariana Luz.
            Trata-se de uma obra alentada, com mais de 450 páginas, mas que pode ser lida com facilidade, dada a leveza com que a autora traça o perfil biobibliográfico da poetisa biografada, jogando luzes sobre a vida e a obra de uma escritora que merece ter sua obra estudada e seus versos lidos e analisados pelas novas e pelas gerações.
            O livro de Jucey Santana encontra-se dividido em três partes. Na primeira, a escritora reúne o resultado de quatro anos e oito meses de pesquisas baseadas em documentos escritos e em depoimentos orais sobre diversos momentos da vida e da produção literária de Mariana Luz. Nesse capítulo do trabalho, o leitor acompanhará os percalços e as alegrias vividas pela poetisa, que passou por momentos de extrema necessidade financeira e que, mesmo reconhecida em vida por seu trabalho como professora e como escritora, enfrentou inúmeras dificuldades para publicar e divulgar seus trabalhos.
            A segunda parte do livro oferece ao leitor a oportunidade de entrar em contato direto com os poemas de Mariana Luz. Além de reproduzir Murmúrios, o único livro conhecido da poetisa, a pesquisadora reúne diversos outros trabalhos da escritora, inclusive trecho de seu discurso de posse na Academia Maranhense de Letras, a homenagem de seu sucessor na AML, Felix Aires, além de crônicas e uma peça teatral assinada pela poetisa. Chama também atenção nessa parte central do livro o resgate de algumas facetas menos conhecidas de Mariana Luz: seus cantos litúrgicos e as orações de cunho religioso.
            A terceira parte do volume, intitulada Coisas de Itapecuru-Mirim é um trabalho à parte e que poderia vir enfeixado em um outro volume sem prejuízo para o estudo sobre a autora de Murmúrios. Trata-se de um breve levantamento de situações ocorridas naquele município e que se não fossem recortadas e recontadas pela pesquisadora poderiam cair no vácuo do esquecimento.
            Possivelmente não faltará quem se levante para questionar os métodos de pesquisa e a estruturação do trabalho de Jucey Santana. Mas, no meu modo de ver, ela alcançou seu objetivo maior, que era resgatas das ondas do olvido a emblemática e até mesmo polêmica figura de Mariana Luz, oferecendo aos pesquisadores, admiradores ou mesmo curiosos da obra dessa poetisa oportunidade de um mergulho um pouco mais profundo do que a maioria dos trabalhos que já foram feitos sobre a autora.
            Seria bom se em cada município de nosso imenso Maranhão houvesse alguém disposto a empreender um estudo que resgatasse alguns de nossos valores esquecidos. Assim, nossa fortuna crítica seria bem maior do que a que temos hoje em dia.

PS: Agradeço também ao escritor, acadêmico, jornalista e amigo Benedito Buzar por me apresentar o livro comentado acima



Um comentário:

  1. agradeço as generosas considerações do intelectual José Neres ao tempo que solicito a autorização para postagem do texto na página de Cultura do Jornal de Itapecuru.
    Grata
    Jucey

    ResponderExcluir