domingo, 18 de janeiro de 2009

NAURO MACHADO NO YOUTUBE

"O poeta é sua obra
poética" (Nauro Machado)

Nauro Machado é um dos grades poetas do Brasil contemporâneo. Alguns estudiosos já se debruçaram sobre sua obra para tentar captar os vários matizes de uma poesia que é tida por grande parte dos leitores como complexa, hermética, de difícil acesso.

Não são muitos os registros de Nauro Machado falando sobre sua própria poética. Em um vídeo postado no Youtube, ele fala um pouco sobre seus poemas, seu estilo e seus anseios. Ele reconhece que é muito difícil classificar um poeta e o mais difícil é "o próprio poeta dizer quem ele é". Em outro momento do pequeno, mas denso documentário, o poeta admite que gosta da solidão e espera que no futuro sua obra seja estudada.

O pequeno vídeo pode chamar atenção também para a ausência de um projeto de preservação das imagens e dos sons de nossas letras e de nossa história como um todo. Seria órimo se tivessemos também imagens de Chagas, Tribuzi, Arlete Nogueira, Luís Augusto Cassas e de tantos outros que fazem nossa vida literária.

Não sei quem produziu o vídeo, mas o recomendo a todos os que gostam de poesia e que talvez um dia se proponham também a por seus sentimentos no papel. Vale a pena ver e rever o vídeo diversas vezes. O trabalho pode ser visto também em http://www.youtube.com/watch?v=9qiKh4TGfx8




Nenhum comentário:

Postar um comentário