sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O NOVO LIVRO DE HERBERT DE JESUS SANTOS


Para começar o ano muito bem, resolvi, como sempre faço, ler um livro. O escolhido foi Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em verso e prosa), de Herbert de Jesus Santos. Trata-se de um livro que já veio ao mundo premiado. Com ele, o autor conquistou o primeiro lugar no XXXI Concurso Cidade de São Luís, na categoria de jornalismo (Prêmio Bandeira Tribuzi, 2007). É um trabalho de investigação e de emoção que serve tanto para os inciantes quanto para os iniciados na vida e na obra do intelectual maranhense Bernardo Coelho de Almeida.

Com palavras simples, o autor do livro, o experiente jornalista e prosador Herbert de Jesus Santos, reconstitui algumas passagens da trajetória do cronista que carregou São Luís no coração e que a traduziu em várias passagens de uma obra que deixou saudade.

O trabalho em si já seria suficiente para o leitor ter uma ideia da dicção literária de Bernardo Coelho de Almeida, mas o autor do livro foi um pouco mais adiante e incluiu no volume alguns artigos do escritor homenageado - uma escolha criteriosa e que mostra bem o estilo vivaz e vibrante de BCA - e também textos e fragmentos de Arlete Nogueira, Nauro Machado, João Mohana, Alberico Carneiro e Josué montello, dentre outros, que atestaram as qualidades humanas e intelectuais de um homem que se preocupou não só com seu estilo de escrita, mas também com o respeito por seus contemporâneos.

Outro ponto alto do livro são as suas ilustrações. Rico em imagens, o trabalho se torna leve para os leitores e faz com que recordemos alguns momentos da vida cultural de nossa capital.

Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em verso e prosa), é um livro para ser lido sem pressa e com a convicção de que estamos em contato com diversos grandes nomes de nossas letras. Um excelente modo de começar um novo ano!

3 comentários:

  1. Preciso ler esse livro. Parece interessante. (Sandra Marques)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito interessante, sou sobrinha de 2° grau de Bernardo Coelho de Almeida,meu pai é o sobrinho de 1° grau (João Almeida) estou me formando em Letras e quero consguir ler os livros mais importasntes do tio. Com certeza vou atrás deste livro!!

    Mônica Valéria C. Portela moro no cohatrac.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um bom livro, Mônica. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir