quarta-feira, 18 de março de 2009

PEQUENA CRÔNICA


AULA...
José Neres


A todos os meus colegas professores e
aos dois ou três seres estranhos que teimam em aprender
.




A aula começa. Toca um celular. Uma revista da Avon passa de mão em mão. As conversas são postas em dia. Um rapazinho conecta o fone de ouvido a seu mp4 e relaxa ao som de sua música preferida. Tudo é tão importante! Tudo é tão mais importante que o assunto da aula!... Tudo é tão mais importante que o conhecimento!... Diante da turma apática para o saber, o professor, num monólogo sem interlocutores derrama seu tão suado conhecimento para dois ou três seres estranhos que teimam em aprender.

Já foi feita a chamada? Olhos seguem atentamente os ponteiros do relógio. Uma mensagem é enviada para o namorado. Vou sair mais cedo. Vem me buscar. Te amo. Para prazer do mestre, as duas ou três figuras estranhas fazem algumas perguntas pertinentes ao assunto. Algumas questões são bem inteligentes, outras nem tanto, mas pelo menos servem para tirar do ar aquele ranço de monólogo.

O ônibus vai passar... A chamada ainda não foi feita... Acho que minha namorada já está lá embaixo me esperando... O pobre professor, com o olhar perdido, busca o brilho do entendimento nos olhos dos alunos, mas só encontra o opaco cinza da indiferença. Olha para o relógio e vê que o tempo passou. Olha para a turma e sente que seu tempo passou. Olha para o mundo e vê que os tempos mudaram...

Fim de horário. Metade da turma já está longe. A outra metade se prepara para não utilizar aquilo que não quis aprender. Todos nadam contra a correnteza do saber, buscando como tábua de salvação um diploma inflado com a certeza do nada ser.

Amanhã teremos outra aula...

6 comentários:

  1. É angustiante mesmo ler o texto e sentir pelas letras o que os professores passam todo dia. ''/ (o que não explica o porquê se sempre insistirmos no erro de conversar, eu sei)

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, já vi essa cena, não como professor, mas como aluno e realmente é o que acontece e não vou muito distante para dizer que essa cena triste de fato é uma realidade, parabéns uma bela percepção de uma trágica cena.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Tiago, Obrigado Clarisse, mas a realidade é essa mesma, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Ah,isso doi na alma, é a angústia do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de pedir "emprestado" o seu texto para
    tentar explicar aos meus alunos o que eu sinto quando todos querem qualquer coisa, menos aprender. Parabéns.
    Flaviano

    ResponderExcluir
  6. Fique à vontade, Flaviano, o texto (a angústia, o problema... ) é nosso. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir