segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

BANDEIRA TRIBUZI


Hoje, 02 de fevereiro, é o dia do aniversário de nascimento de um dos maiores poetas que o Maranhão já teve: Bandeira Tribuzi.


Como não temos o hábito de guardar a memória de nossos nossos grandes valores culturais, a data deve pasar esquecida, ou pelo menos pouco lembrada. Ontem, o professor José Carlos Sousa e Silva publicou em O Estado do Maranhão uma Homenagem a Tribuzi e provavelmente outros estudiosos escreverão sobre o poeta. Mas mesmo assim ainda é pouco para homenagear um homem que fez tanto. pelas letras maranhenses.


Quando Tribuzi voltou de Portugal, o Maranhão ainda era uma terra que vivia na afã do passadismo romântico. Coube a Tribuzi mostrar à juventude daquela época as novidades literárias que não chegavam a nossa terra. Hoje, três décadas após sua morte física, o Poeta continua vivo nas letras do Hino da cidade a que ele tanto amou, no nome de uma ponte, em um memorial que nunca sai do papel e na memória de quem ama a Poesia. Porém seus livros, repositórios materiais da alma e do estro do poeta, está cada vez mais esquecidos e menos lidos... Infelizmente.


Para os estudiosos desse grande poeta, deixemos aqui apenas algumas sugestões bibliográficas, para aprofundamento de leitura.


1. Rossini Corrêa - Pela Cidade do Homem - Livro essencial para quem deseja entrar em contato com a obra tribuziana


2. Rossini Corrêa - O Modernismo no Maranhão - Um desdobramento do livro anterior, com uma abordagem mais aprofundada e com um grande destaque ao momento histórico e às mudanças ocorridas no Maranhão da época de Tribuzi


3. Sonia Almeida - Tribuzi: Bandeira Poética de São Luís - Nesse livro, a professora Sonia Almeida estuda alguns poemas do poeta maranhense, mas aproveita também para dar uma visão panorâmica sobre o autor.


4. Nauro Machado - As Esferas Lineares - Um livro de ensaios de Nauro Machado. É interessante de grande talento ver um poeta fazendo uma leitura de outro poeta magistral. Nauro Machado demostra muita erudição e segurança ao estudar a poesia de Tribuzi.


5. Ramiro Azevedo - As Isotopias em Tribuzi - Livro hoje muito raro no qual o professor Ramiro Azevedo estuda Tribuzi de modo mais técnico, que serve tanto para a abordagem literária quanto (e principalmente) para a linguística.


6. Guesa Errante - Em alguns números desses interessante e necessário suplemento, é possível encontrar vários textos sobre Tribuzi


Para terminar, um poema de Tribuzi:




Imagem


Vista do mar, a cidade,
subindo suas ladeiras,
parece humilde presépio
levantado por mãos puras:
nimbada de claridade,
ponteia velhos telhados
com as torres das igrejas
e altas copas de palmeiras.
Seus dois rios, como braços
cingem-lhe a doce figura.

Sobre a paz de sua imagem
flui a música do tempo,
cresce o musgo dos telhados
e a umidade das paredes
escorre pelos sobrados
o amargo sal dos invernos.
Tudo é doce e até parece
que vemos só o animado
contorno de iluminura
e não a realidade:
vista do mar, a cidade
parece humilde presépio
levantado por mãos puras
e em sua simplicidade
esconde glórias passadas,
sonha grandezas futuras.

Um comentário:

  1. Caro;professor/escritor...José Neres...foi com muita satisfação/emoção que,ao visitar seu .blogspot...deparei com o resumido e excelente texto,sobre Bandeira Tribuzi.Parabéns...e obrigado por avivar,na memoria do nosso povo,a história dos nossos escritores...que tanto contribuiram,e continuam contribuindo,para que sejamos,sempre....Atenas Brasileira!

    ResponderExcluir